19 de mar de 2013

Aprendendo a Fazer Onigiri

Aaah que fome, fome, fome, fome...
Hoje quando tava procurando algo pra fazer de almoço ja que ninguem faz pra mim, abri o armário e vi vários pacotes de arroz ,e lembrei que onigiri é feito de arroz não me diga? mais alguma coisa obvia?
Enfim, procurei a receita pra fazer amanha de almoço pra mim! Pode até ser complicadinho, eu por exemplo não vou colocar as algas, vou fazer sem, só pra um dia poder disser "Eu ja comi Onigiri hahaha" . E se você é igual eu na cozinha que consegue sempre se queimar, peça ajuda pra alguém  chama alguma amiga (o) pra ajudar, em dois é sempre mais divertido, ou peça ajuda pros pais.
Acho melhor eu ensinar logo como se faz, antes que vocês desistam de aprender... Gomenasai, eu me empolgo quando começo a escrever.




Primeiro Passo: Preparando o arroz

1. Lave o arroz até que a água fique praticamente transparente; 
2. Deixe o arroz repousando num coador durante 30 minutos;
3. Coloque 500ml de água, o arroz e um quadrado de cerca de 5cm de alga numa panela e deixe em fogo alto até ferver;
4. Atingindo a fervura, reduza o fogo para o mínimo e deixe cozinhar por mais 15 minutos;
5. Desligue o fogo e deixe repousar por 10 minutos com a tampa na panela;

Segundo passo: Fazendo o Onigiri

Para esta etapa o arroz não deve esfriar. Deixe o arroz na panela com a tampa e vá retirando apenas as quantidades necessárias para cada passo, mantendo a arroz quente.

1. Encha cerca de meia xícara de chá com o arroz cozido;
2. No centro, faça uma pequena cova e coloque o recheio que pretende (salmão, atum, etc);
3. Encha uma xícara de chá com água e uma colher de sopa de sal;
4. Molhe as mãos no preparado de água e sal;
5. Com as mãos molhadas dê forma triangular aos bolinhos e aperte bem o arroz;
6; Enrole os onigiri em alga nori;
7. Vá molhando as mãos entre cada onigiri;

Na hora de apertar o arroz aperte bem para que fique bem firme e não se desmanche no momento de pegar nele. Se apertar demasiado pode desfazer o bolinho. Sinta o arroz e molde com alguma delicadeza.


Ideias de Recheio:

Atum: 
ingredientes: 1 lata de atum sólido, suco de meio limão, três colheres de maionese, um pouco de shoyu
Preparo: tire o óleo da lata de atum e esmigalhe o atum com uma colher, misture o resto dos ingredientes fazendo um patê 
Ameixa: Só coloca-la dentro.
Entre outras, solte sua imaginação e invente novos, mas não exagere! Ou sua reação ao come-lo sera essa:

Espero que tenham gostado. Até mais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário